Esse é um espaço para a turma Casa Verde, atual 1º Período de Comunicação da UFMG. Visa manter informados todos os seus componentes acerca dos eventos, curiosidades e fofocas, através de matérias de cunho jornalístico de altíssima confiabilidade - ou não. Aqui a sua voz é ouvida e a participação de todos é essencial para o nosso trabalho. Desde já, obrigado. ps: agradecemos principalmente a você, Juarez, por ceder o seu nome para esse fim tão nobre e tão útil.

Nome: Dýlon
Origem:
Quem sou eu:

 

 

Veja meu perfil completo

 

A Casa Verde - Fotolog

A Casa Verde - Grupo de Emails

A Casa Verde - Orkut

Fotolog - 2º Período

 

O Grande Babuíno Sagrado

Trancado na Casa Verde

Falso Poeta

As vacas vão pro céu

LoBuono

Um corvo na Casa Verde

Cantigas Quase de Roda...

Beco dos Devaneios

Quero Sambar Meu Bem

O Rafa e a Música

 

 

tribunadojuarez@yahoo.com.br

 

Tributo a um recomeço

por Bruno Vieira dos Santos.
Para onde o ano de 2006 aponta? Quais desafios que teremos que enfrentar? Quais metas que devemos alcançar?

Todo mundo já diminuiu a pança das festas de fim de ano, sacolejou no Carnaval, vibrou com o bicampeonato da Casa Verde, judiou dos calouros e aguarda ansiosamente as finais dos Estaduais. Tentando diminuir o tom clichê que todos os textos de começo de ano possuem, esquecendo-se dos preciosismos e das formas feitas de se encarar um recomeço, é hora de reiniciar a vida.
Segundo o sábio e milenar Horóscopo Chinês, 2006 será o ano do cachorro. Mas o que isso pode significar em termos reais e diretos? Poderemos sofrer um ano temeroso, dito "do cão", de sofrimentos, angústias inglórias e medos por muito infundados? Ou poderemos sofrer, à vista dos mais otimistas, de um ano digno da fidelidade canina? Será 2006 o ano que sacramentará a união dos casaverdenses entre si?
Uma coisa que pode atormentar a quase todos é o fato de este semestre ser o último da Casa Verde como uma turma, como um bloco só. Ressalte-se que, a partir do terceiro período, cada qual procurará suas afinidades e o bloco se desmantelará, se é que um dia se constituiu de fato. Divergências doutrinárias a parte, o fato é, que para muitos, essa separação física não é mais que supérflua, já que os verdadeiros laços que unem a "sala" são mais psico-emocionais do que os físicos acima citados.
Mas será que conviveremos com a mesma preocupação que nos rodeou por pelo menos metade do semestre anterior? A famigerada onda de greves, fruto do sucateamento notório das universidades públicas, que em 2005 causou prejuízo a vários e vários estudantes pelas universidades afetadas... Será que a greve terá reflexos por essas bandas? Conviveremos com essa insegurança de sequer concluir o nosso curso no tempo previsto? Esperamos conscientemente que esta vaga não nos atinja. Por mais utópico que isso seja, não custa nada sonhar com quatro anos de universidade pública sem greve.
Se 2005 foi o ano do recomeço, 2006 será o ano da continuidade. Diga-se de passagem que continuidade não é o mesmo que continuísmo. Portanto, é hora de dar seqüência àquilo que foi começado no ano anterior. Nada de mesmices, mas nada de conformismos..
Passado o Carnaval, o ano, enfim, começou, e já é hora de se acabar com as especulações e ter um mínimo de senso crítico para poder continuar com o ritmo natural da vida. Se "todo carnaval tem seu fim", eu quero mais é prolongar minha alegria antes da quarta-feira chegar.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

eu espero um ano otimista!

8:07 PM  
Blogger Ismael dos Anjos said...

Dia 8!!!

9:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

gostei mto do texto!

q venha 2009 (festaaaaa)!!!

9:41 PM  

Post a Comment

<< Home